Chocolate engorda? Entenda esse alimento!

E aí, será que chocolate engorda? No artigo de hoje vou dar a resposta para esse questionamento em torno dessa grande paixão mundial. Vamos lá?

Chocolate Engorda?

Nenhum alimento, por si só, engorda. O que realmente importa é a qualidade dos alimentos que consumimos e, no caso dos industrializados, a lista de ingredientes do produto. Comer algo que é dito “não saudável” ocasionalmente está tudo bem, e não existe alimento proibido. O importante é fazer boas escolhas em 90% do tempo.

Chocolate ao leite ou amargo?

O chocolate, especialmente o amargo, pode trazer benefícios à saúde quando consumido com moderação. O problema surge quando o consumo é excessivo, especialmente de chocolates ao leite e chocolates brancos, que contêm altos níveis de açúcar e gorduras.

  • Chocolate Amargo: Rico em antioxidantes, pode melhorar a saúde do coração e aumentar o bem-estar.
  • Chocolate ao Leite e Branco: Altos em açúcar e gordura, devem ser consumidos com moderação.

Leia mais: Como lidar com o vício em açúcar

Benefícios do Chocolate

O chocolate amargo, em particular, é rico em flavonoides, que têm propriedades antioxidantes. Esses compostos podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e até mesmo melhorar a função cerebral. O chocolate, quando consumido com moderação e preferência pelo amargo, não precisa ser eliminado da dieta. O segredo está na quantidade e na frequência. Escolher alimentos baseados apenas no critério de engorda ou não engorda não é uma abordagem interessante, Restrição pode gerar compulsão, não se prive do chocolate que você mais gosta, mas consuma com consciência  

 

INFORMAÇÕES

Milu Leão

Natural Chef especializada em gastronomia funcional.

Pós graduada em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness.

Graduada e pós-graduada em turismo e hotelaria.

Atuou como docente em cursos livres no SENAC PR e em Universidades.

Fundadora do Instituto COMIDA DE VERDADE, onde desenvolve um trabalho como coach e mentora, ensinando como a alimentação saudável pode ser um ato de autocuidado.