Quem não ama um brownie? Bom, eu, particularmente, adoro!
Sabia que o brownie é originário dos Estados Unidos? Por lá é uma sobremesa adorada por sua textura densa e sabor intenso de chocolate. Uma das grandes vantagens do brownie é que ele não necessita de um forno super bom, já que não precisa crescer muito, tornando-o uma opção prática e acessível para qualquer iniciante na cozinha.
Além de sua simplicidade no preparo, o brownie é uma sobremesa versátil e ao mesmo tempo sofisticada. Pode ser servido de diversas maneiras: com coberturas variadas como doce de leite “falso” que já ensinei nesse artigo pão de queijo low carb, acompanhado de sorvete, ou mesmo com frutas frescas como morangos. É também uma ótima opção para presentear, podendo ser transformado em lembrancinhas de casamentos, festas e confraternizações, ou até em um bolo de camadas para celebrações especiais.Ótima opção para vender também.
O brownie pode ser adaptado para atender a diferentes necessidades alimentares, sendo possível preparar versões sem glúten, sem lactose, sem açúcar e com diferentes tipos de nuts como nozes, amêndoas, castanhas ou macadâmias. Quando preparado com ingredientes de boa qualidade, o brownie low carb se destaca não apenas pelo sabor, mas também pelos benefícios nutricionais, alinhando-se perfeitamente com a gastronomia funcional.
Adoçantes Indicados
Na preparação de brownies low carb, é importante escolher adoçantes saudáveis e adequados para manter o perfil nutricional desejado. Entre os adoçantes recomendados estão a stevia, o xilitol e o eritritol.
- Stevia: Proveniente da planta Stevia rebaudiana, este adoçante natural é até 300 vezes mais doce que o açúcar comum e não altera o índice glicêmico. A stevia possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes. No entanto, algumas marcas deixam um retrogosto amargo e pode ser desafiador para alguns paladares, por isso sempre indico essa marca que não tem retrogosto e sabor residual, adoça mais de 300 vezes que o açúcar (compre aqui).
- Xilitol: Um adoçante poliol encontrado em plantas e frutas, com um valor energético reduzido (2,4 kcal/g) e o mesmo poder adoçante que o açúcar refinado. Embora seja bem aceito, deve ser consumido com moderação devido ao seu efeito laxativo.
- Eritritol: Produzido a partir da fermentação de amido, esse adoçante tem 60 a 80% do poder adoçante do açúcar comum e quase nenhuma caloria (0,2 kcal/g). É o poliol que menos causa reações laxativas, permitindo um consumo um pouco maior.
Brownie Low Carb – Zero Açúcar
Ingredientes
- 250g de chocolate 70% (2 xícaras de chá)
- 4 ovos (240g)
- 120g de manteiga gelada (½ xícara de chá)
- 80g de farinha de amêndoas ou amendoim peneiradas (1/3 xícara de chá)
- 90g de eritritol (1/3 xícara de chá + 1 colher de sopa)
- 60g de nozes ou outra oleaginosa (½ xícara de chá)
- 25g de cacau em pó (3 colheres de sopa)
Modo de Preparo
- Unte as formas e reserve.
- Em uma tigela, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria e reserve.
- Na batedeira, bata os ovos e o eritritol até formar um creme claro e fofo. Reserve.
- Peneire o cacau e a farinha de amêndoas.
- Adicione o chocolate derretido com manteiga à mistura de ovos e eritritol, e depois incorpore a farinha de amêndoas e o cacau peneirados.
- Misture delicadamente para não perder a aeração.
- Despeje a massa na forma untada, adicione as nozes e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 12 minutos.
- Espere 15 minutos para desenformar, mas não deixe esfriar totalmente.
Brownie Low Carb – 2 Ingredientes
Ingredientes
- 4 ovos
- 200g de chocolate 70% cacau (sem açúcar)
- 1 colher de sopa de manteiga ou óleo de coco para untar a forma
Modo de Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Derreta o chocolate em banho-maria.
- Adicione os ovos ao chocolate derretido e misture bem.
- Despeje a mistura em uma forma quadrada untada com manteiga ou óleo de coco.
- Asse por cerca de 15-20 minutos ou até que esteja firme ao toque.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar em pedaços e servir.
Dica
- Para um brownie mais aerado, bata as claras em neve, misture as gemas ao chocolate e depois incorpore as claras. As claras em neve dão uma textura mais leve ao brownie, adicionando volume e estrutura sem carboidratos.
Benefícios da Receita
- Ovos: Excelentes fontes de proteína de qualidade, contêm vitamina D e nutrientes que equilibram a glicemia, protegem contra doenças cardíacas e favorecem o funcionamento saudável dos nervos e do cérebro.
- Farinha de Amêndoas: rica em gorduras saudáveis, proteínas e fibras, ajuda a saciedade e a saúde cardiovascular.
- Chocolate 70% Cacau: rico em antioxidantes, especialmente flavonoides, que ajudam na proteção cardiovascular.
- Óleo de Coco: contém ácidos graxos de cadeia média que podem aumentar o metabolismo e fornecer energia rápida.
INFORMAÇÕES
Milu Leão
Natural Chef especializada em gastronomia funcional.
Pós graduada em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness.
Graduada e pós-graduada em turismo e hotelaria.
Atuou como docente em cursos livres no SENAC PR e em Universidades.
Fundadora do Instituto COMIDA DE VERDADE, onde desenvolve um trabalho como coach e mentora, ensinando como a alimentação saudável pode ser um ato de autocuidado.