Granola Engorda? Entenda de uma vez por todas

A pergunta “granola engorda?” . É frequentemente levantada por aqueles que buscam manter uma alimentação fit ou estão num processo de perda de peso. Em um cenário onde a alimentação o é muitas vezes simplificada em termos de “bom” ou “ruim”, a prática da consciência alimentar oferece uma abordagem mais equilibrada e holística para entender nossos alimentos. Sem terrorismo nutricional!

O Que é a Granola?

Granola é uma mistura de aveia, nozes, sementes, frutas secas e adoçantes naturais como mel ou xarope de bordo, muitas vezes assada até ficar crocante. É popular como um alimento saudável para o café da manhã ou lanche, muitas vezes adicionada a iogurte, leite ou frutas.

Benefícios da Granola

  1. Rica em Fibras: A aveia e as frutas secas presentes na granola são excelentes fontes de fibras, que promovem a saciedade e ajudam a regular o trânsito intestinal.
  2. Nutrientes Essenciais: Nozes e sementes fornecem gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde geral.
  3. Energia Sustentável: Os carboidratos complexos na granola fornecem energia de liberação lenta, ajudando a manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia.

Como Escolher uma Granola Saudável

Nem todas as granolas são feitas iguais. Algumas podem conter grandes quantidades de açúcares adicionados e óleos não saudáveis. Eu já ensinei uma receita de granola salgada aqui se quiser testar. 

Algumas dicas para escolher uma granola mais saudável:

  1. Leia os Rótulos: Procure granolas com poucos ingredientes e sem açúcares adicionados. Prefira aquelas adoçadas naturalmente com mel ou xarope de bordo em pequenas quantidades.
  2. Faça em Casa: Fazer sua própria granola permite controlar os ingredientes e evitar açúcares e óleos indesejados.
  3. Moderação é a Chave: Mesmo uma granola saudável deve ser consumida com moderação, pois é densa em calorias devido às nozes e sementes.

Granola engorda?

Na prática da consciência alimentar, não existem alimentos que, por si só, “engordam” ou “emagrecem”. Em vez de focar na contagem de calorias ou em classificar alimentos como vilões ou salvadores, a consciência alimentar promove a atenção plena ao comer e a percepção dos sinais naturais do corpo de fome e saciedade.

Portanto, ao questionar se a granola engorda, é essencial considerar o contexto e o equilíbrio da dieta como um todo. Consumir granola, como parte de uma dieta equilibrada, não é o fator determinante para o ganho de peso. O importante é a qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos e como eles se encaixam nas suas necessidades nutricionais individuais.

 

INFORMAÇÕES

Milu Leão

Natural Chef especializada em gastronomia funcional.

Pós graduada em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness.

Graduada e pós-graduada em turismo e hotelaria.

Atuou como docente em cursos livres no SENAC PR e em Universidades.

Fundadora do Instituto COMIDA DE VERDADE, onde desenvolve um trabalho como coach e mentora, ensinando como a alimentação saudável pode ser um ato de autocuidado.